13 estratégias para recuperar o foco depois da jacada

Categorias Categorias

Extrapolou na comilança? Tudo bem! O importante, agora, é voltar com tudo para o seu pacote boa forma

Ao contrário do que muitos imaginam, sair da linha – só de vez em quando – é um hábito fundamental para uma dieta bem sucedida. O seu corpo precisa, sim, sentir os prazer de deliciar um sorvete incrível ou provar aquela macarronada maravilhosa (e que só a sua avó sabe fazer!). O único problema é o exagero. O excesso de açúcares e gorduras faz com que você se sinta inchada e lenta – o que também pode gerar a sensação de culpa. Se você se acabou na comilança, nós separamos algumas estratégias fitness, mentais e de nutrição para você colocar em prática e retomar já o seu plano fit.

 

1. Chame um amigo para o treino
Se você se permitiu uma jacada e exagerou na sobremesa ou no vinho, a sugestão é chamar um amigo para malhar em boa companhia. Assim, você evita o tédio, queima calorias extras e ainda ganha uma companhia fit para o seu jantar do dia.

2. Lembrete: comida saudável é boa!
Todos nós abusamos de vez em quando. Isso é normal. Mas, quando o assunto é voltar com tudo para o treino e a dieta, a sugestão é pensar como a comida saudável vai te ajudar a conquistar seu objetivo. Passe alguns dias investindo nos alimentos integrais, nas frutas, nos legumes, nas proteínas magras, nas sementes e também nos laticínios de baixo teor de gordura. Isso ajuda a limpar o paladar e a diminuir os desejos pelos doces e alimentos gordurosos, por exemplo.

3. Resultado já
Agora é hora de focar no seu objetivo. Por isso, quanto antes começar o processo de desintoxicação do corpo, mais rápido você voltará ao seu estágio antigo. Se a noite da jacada foi sexta, não espere até segunda para voltar. No sábado mesmo você pode reduzir o consumo de açúcar ou aproveitar o tempo livre para colocar o corpinho em movimento.

4. Saiu da dieta? Ok, isso é normal
O importante mesmo é perceber que estas ocorrências não são uma grande catástrofe. Isso pode até prejudicar o seu desempenho, mas não vai impedir que você alcance os seus objetivos. A sugestão é aproveitar o momento, degustar o alimento e, depois, seguir o plano de dieta e treinos normalmente. Se você pensar assim, com certeza, vai sofrer menos e viver mais.

5. Foco na água
Se você ainda não conhece os benefícios naturais da bebida, nós selecionamos alguns bons motivos para você apostar na água já: ela purifica o cólon, favorecendo a absorção dos nutrientes dos alimentos; aumenta a produção das células no sangue e nos músculos; equilibra o sistema linfático, facilitando as funções do organismo, além de melhorar o funcionamento do intestino; ajuda na perda de peso: 500 mililitros de água pela manhã aceleram em 24% o ritmo do metabolismo; ameniza a sensação de sono e dá disposição para começar o dia.

6. Julgamentos? Aqui não!
Ficar pensando naquele pedaço de chocolate só vai fazer com que você se sinta mal. O truque é prestar atenção nas necessidades do seu corpo, cuidar da alimentação, comer de três em três horas… Essas regrinhas simples ajudam você a voltar com tudo. Assim, você evita as calorias extras e sensação de barriga inchada.

7. Encha o prato de folhas
Nada melhor do que um bom prato de salada para compensar as calorias extras, né? No almoço, capriche nas porções de folhas verdes com alguma proteína. Vale apostar em frutas que ajudam a desinchar, como abacaxi e melancia. Inclua temperos que aceleram o metabolismo e evite o excesso de sal, que facilita a retenção de líquido. Depois de alguns dias, o corpo volta ao ritmo normal.

8. Descubra o verdadeiro problema
Se você anda comendo demais, procure identificar as situações que estão te levando a isso. Stress, falta de tempo, ansiedade… Isso pode fazer com que você procure conforto na comida. O truque, aqui, é aprender a identificar quando é fome ou quando o problema é outro.

9. Não fique chateada
Após a comilança, não tenha com pensamentos negativos. O importante é ter em mente que você aproveitou cada momento daquela refeição e que valeu a pena. Um dia não vai comprometer todo o seu projeto fitness. Nada de ficar chateada ou pensando que não vai conseguir atingir suas metas, ok?

10. Finja que nada aconteceu
No dia seguinte, aja como se nada de diferente aconteceu. Assim, você não fica com aquela sensação de tristeza e só pensa como a ocasião foi incrível. Se você realmente procura manter hábitos saudáveis, não precisa se desesperar.

11. Não pule refeições
Você pode até ter comido um pouco a mais no almoço, mas não deixe de fazer as outras refeições normalmente. Isso vai manter seu estômago cheio e evitar excessos. É só ficar de olho nas porções e fazer escolhas saudáveis.

12. Entenda o verdadeiro significado de um estilo de vida saudável
Sim, extrapolar acontece com todo mundo. Mas, se você decidiu mudar o seu estilo de vida, não há motivos para pânico. O seu corpo vai reagir bem aos estímulos e, em pouco tempo, vai voltar ao normal. Calma!

13. Não deixe para amanhã…
Você não pode (e nem deve) ficar chorando pela jacada cometida. Mas, pode começar o seu processo de volta à rotina o quanto antes. Então, já sabe: se extrapolou no sábado siga a sua alimentação saudável no domingo mesmo.

Bons treinos!!!

Fonte: Portal Boa Forma

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *