Dieta CiCo emagrece? Saiba tudo sobre a dieta do momento

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Dieta CiCo: já ouviu falar nessa nova dieta? O que acha de perder muito peso, em pouco tempo e ainda não precisar abrir mão dos alimentos que mais gosta?

Parece o sonho de qualquer pessoa que já sofreu com alguma dieta restritiva, mas será que a dieta CiCo realmente funciona? Continue lendo este artigo e descubra!

De onde surgiu a dieta CiCo?

dieta CiCo, em inglês “Calories in, Calories out”, ou seja, “Calorias entram, Calorias saem”, começou a ser falada no Reddit –  uma comunidade de fóruns americano, mas logo se espalhou pelas outras redes sociais.

dieta CiCo faz sucesso por sua facilidade de ser seguida e, principalmente, por não forçar mudanças drásticas nos hábitos das pessoas.

Existem diversos testemunhos de quem já fez a dieta e perdeu o peso desejado. Porém, para que possamos avaliar bem a dieta, é preciso entender melhor como a dieta CiCo atua em nosso metabolismo.

Dieta CiCo: o que é e como ela atua no nosso metabolismo

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A CiCo é uma dieta que leva em consideração somente o número de calorias que ingerimos e que gastamos, independentemente do tipo de alimento ou exercício que comemos/realizamos.

Um dos princípios da nutrição está no chamado balanço energético, que é o utilizado como base da dieta CiCo.

Balanço Energético é o equilíbrio entre as calorias que consumimos e que gastamos, quando consumimos mais do que gastamos, ganhamos peso. Quando consumimos menos calorias do que gastamos, perdemos peso.

Parece tudo certo até aqui, mas a dieta CiCo deixa de lado um outro princípio da nutrição, que é uma alimentaçãoequilibrada nutricionalmente.

Não basta contar calorias, é importante saber qual a fonte! Um alimento precisa ser equilibrado em nutrientes – leia-se macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

Quando um alimento possui excesso de gordura e carboidratos simples e não fornece micronutrientes, identificamos este alimento como um alimento de “calorias vazias”.

dieta CiCo pressupõe que todas as calorias que consumimos são metabolizadas igualmente no corpo, sem diferenciar como digerimos proteínas, gorduras e carboidratos. E, é exatamente por esse motivo que a dieta fez com que diversos profissionais fossem contra seus princípios.

O que acontece com nosso corpo na dieta CiCo e em uma dieta equilibrada?

dieta CiCo não exige nenhum alimento específico, ela é pautada exclusivamente no controle de calorias.

Confira a seguir um comparativo entre dois diferentes cenários. No primeiro a dieta CiCo, que não considera a qualidade nutricional dos alimentos e, no segundo uma dieta equilibrada que considera a qualidade nutricional dos alimentos.

1º Dieta CiCo: controle de calorias sem considerar a qualidade nutricional dos alimentos

dieta CiCo controle de calorias sem considerar a qualidade nutricional dos alimentos

Ao escolher calorias vindas principalmente de alimentos com calorias vazias, como fast-foods, doces, refrigerantes, entre outros, o volume de alimentos que irá comer será baixo, já que eles possuem excesso de calorias.

Esse baixo volume pode não ser suficiente para uma completa sensação de saciedade, o que tornará a dieta mais difícil de ser mantida no longo prazo.

O principal prejuízo de manter esse estilo de vida por muito tempo são as consequências para a saúde: a falta de vitaminas e minerais na dieta causa deficiências nutricionais com sérios prejuízos à saúde.

Outro ponto importante é: sem a ingestão da quantidade adequada de proteínas, corre-se o risco do peso perdido na dieta não ser predominantemente de gordura, mas sim de água e músculo.

Isso causa um efeito conhecido como “falso magro”, ou seja, o peso registrado por uma pessoa na balança está “ok”, mas a composição corporal não.

2º Dieta equilibrada: controle de calorias considerando a qualidade nutricional dos alimentos

O controle de calorias aliado a uma dieta equilibrada é a combinação perfeita para emagrecer com qualidade de vida e manter resultados a longo prazo.

Entende-se por equilibrada a dieta que faz a combinação de calorias com os grupos alimentares variados, tendo como preferência alimentos ricos em fibras e com gorduras boas.

Pratos coloridos, com texturas diferentes e refeições dispersadas ao longo do dia colaboram para o bom funcionamento do metabolismo.

Isso quando associado à atividade física e déficit calórico promove perda de peso saudável. Para saber como fazer este equilíbrio, consulte o seu nutricionista.

Alimentos diferentes: mesmas calorias = mesmos nutrientes?

alimentos diferentes mesmas calorias e igual a mesmos nutrientes

É possível comparar um prato de alface com um pedaço de lasanha? Ou uma fatia de bolo recheado e uma dose de whey protein? Nutricionalmente falando, definitivamente, não!

Entretanto, em se tratando apenas do número de calorias de determinado alimento, comparações como as citadas acima podem sim fazer um certo sentido.

Então, o que levar em consideração na hora de escolher os alimentos da sua dieta? Para responder a esta pergunta é fundamental termos em mente o valor calórico dos macronutrientes.

Cada grama de carboidrato fornece 4 kcal ao alimento, cada grama de proteína fornece igualmente 4 kcal e um grama de gordura fornece 9kcal (vitaminas e minerais não fornecem energia ao alimento). Com essa informação já é possível verificar que metabolizamos esses nutrientes de maneira diferente.

Fibras são compostos importantes que devem ser levados em consideração na hora de montar o seu cardápio, já que elas regulam a velocidade de absorção de carboidratos da dieta.

Fonte: Portal Geração Fit

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