Mulheres: quando usar suplementos?

Categorias Emagrecimento e Definição, Massa Muscular

Será que tomar suplemento é regra para quem aposta na musculação? Será que engordam?

É fato que as vantagens da musculação para mulheres são indiscutíveis. A prática tonifica os músculos, ajuda no emagrecimento, definição da silhueta e até mesmo redução da celulite. E não é só isso! A musculação também favorece a saúde e o bem estar – malhar ajuda na auto estima, bom humor, fortalece o coração e acelera o metabolismo. Por tudo isso, as mulheres estão investindo cada vez mais na modalidade.

Comece pelo indispensável
O uso de suplementos é muito comum entre os praticantes de musculação, mas ainda existem muitas dúvidas acerca desses produtos e o medo de engordar é o mais comum. Boa parte das pessoas, começam a praticar o exercício com o objetivo de emagrecer e acabam encarando o dilema “suplementação X balança”. Antes de qualquer decisão, é necessário avaliar um fator importantíssimo no resultado final: a alimentação.

Antes de iniciar o uso de algum suplemento, é necessário procurar um nutricionista e ajustar a alimentação. A partir daí, dá para avaliar se há necessidade de suplementação.
Atenção especial para alimentação é primordial, principalmente porque este tipo de treino exige uma alta oferta de energia, independente se o objetivo é perder peso ou ganhar massa muscular. Durante esta atividade, alguns nutrientes são extremamente importantes para evitar que a atividade cause danos aos músculos: quando a praticante não se alimenta adequadamente, especialmente antes dos treinos, existe a chance do corpo utilizar os próprios músculos como fonte de energia. Tá aí o famoso catabolismo. E se engana quem pensa que esta é uma preocupação exclusiva de quem deseja definir músculos – quando mais desenvolvido o tecido muscular, mais acelerado será o metabolismo e gerando mais emagrecimento.

E quando usar suplementação?
Apesar de ser um pensamento comum o de que a suplementação irá suprir a necessidade extra de energia. Porém, de acordo com a nutricionista, a alimentação equilibrada é plenamente capaz de preencher esta carência.

Suplementos femininos são melhores?
Do ponto de vista nutricional, a maior parte dos suplementos são formulados com base na dieta de um adulto saudável, independente de sexo. No entanto, hoje encontramos no mercados produtos que foram desenvolvidos especificamente para o público feminino. Eles apresentam algumas pequenas diferenças na fórmula que os tornam mais adequados conforme os objetivos do treino.
Para o emagrecimento, são indicados produtos à base de ingredientes termogênicos, que ajudam na queima calórica. Chá Verde, gengibre, canela e algumas outras substâncias ajudam a acelerar o metabolismo.
Já para quem quer ganhar massa, existem produtos enriquecidos com minerais e vitaminas essenciais a construção de massa magra que podem potencializar os resultados. Algumas vitaminas que podem ajudar na construção de massa muscular são: Magnésio, Zinco, Cálcio, Selênio, vitaminas do complexo B e vitamina D. Mas os efeitos mais impactantes vem dos produtos complementados com cromo – substância capaz de reduzir a vontade por alimentos doces, ajudando consideravelmente na dieta.

Whey engorda?
Existe uma grande preocupação se os hiperproteicos são capazes de favorecer o ganho de peso. Aqui a palavra-chave é equilíbrio.
O Whey é de grande valia para praticantes de musculação que desejam aumentar o ganho de massa magra. No entanto, é preciso cuidado no consumo: o Whey Protein (mesmo os que são desenvolvidos especialmente para mulheres, com menos gordura) deve ser tomado apenas sob orientação de um profissional. Os riscos envolvidos no uso de suplementos sem orientação profissional vão além de engordar, sobrecarregar o organismo é prejudicar a saúde são outros efeitos colaterais.

3 ideias sobre “Mulheres: quando usar suplementos?

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