Musculação para iniciantes, cuidados e práticas recomendadas!

Categorias Massa Muscular

A musculação para iniciantes envolve muitos fatores. O mundo que cerca o exercício físico é recheado de modismo, novas práticas e novas metodologias. Porém nem todas elas têm sua eficiência de fato comprovada, e sustentadas por mais marketing do que por resultados, acabam se perpetuando durante muitos anos como eficientes.

Neste contexto a musculação é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos e praticantes no mundo todo. Até algumas décadas atrás a musculação era vista com certo preconceito, mas este cenário mudou, e hoje ela faz parte da rotina de inúmeras pessoas.

Porém sua prática requer certos cuidados, pois executada de maneira inadequada a musculação pode vir a acarretar em lesões, muitas vezes irreversíveis.

Por isso, a musculação para iniciantes precisa ser feita com cuidado!

Por isso, você tem de ter certos parâmetros para a musculação para iniciantes.

 

Musculação para iniciantes, entendendo o contexto!

 

O treino de força é sequencial e necessita de uma melhora constante, pois caso contrário, além de não se desenvolver e não atingir suas metas, você acabará correndo riscos desnecessários para sua saúde.

Não tente iniciar usando mais peso do que seu corpo possa suportar. A carga é um elemento bastante importante, mas o volume, a intensidade e a execução correta também são muito importantes.

Musculação para iniciantes e a importância da boa execução!

 

Uma dica bastante simples, é antes de executar qualquer exercício, tente fazê-lo sem carga, para se adaptar ao movimento. Isto é importante, por que caso a execução não seja correta, você tem chances maiores de se machucar e de não obter os ganhos que poderia obter com uma execução correta.

Tentar submeter seu corpo a uma carga muito grande acaba fazendo com que seu corpo “compense” o movimento de outras formas, como sobrecarregando a coluna ou alguma outra articulação. É importante ressaltar também que as duas variáveis mais básicas de qualquer exercício, o volume e a intensidade devem ser respeitadas.

Descanso é fundamental!

 

Outro problema bastante comum entre os iniciantes é o fato de que estes, na ânsia por resultados, não deixam seu corpo descansar o suficiente para que os ganhos de hipertrofia aconteçam. Lembre-se que descansar é tão importante quanto treinar para a hipertrofia.

Por isso, durma pelo menos 8 horas diárias e não treine o mesmo grupo muscular em dias consecutivos. Além disso, tenha paciência e saiba que as grandes conquistas demandam tempo e dedicação para que se concretizem, e com a musculação não seria diferente.

 

Musculação para iniciantes, 5 elementos fundamentais!

  • Trabalhe com sua base!

A base é fundamental na musculação. Mas o que é isso? São qualidades físicas que devem ser trabalhadas de uma forma mais ampla, para darem a sustentação adequada para a sequência do treinamento.

Neste sentido, é fundamental para a musculação para iniciantes que sejam trabalhados elementos como força, resistência muscular, flexibilidade, resistência aeróbica e anaeróbica e coordenação motora.

Isso trará uma melhora considerável a qualidade do treino e fará com que o processo de hipertrofia seja sustentável.

 

  • Opte por intensidades mais baixas

Fala-se muito em treinar em alta intensidade. Algo que, no contexto adequado, traz bons resultados. Porém, na musculação para iniciantes, não é algo indicado. Um iniciante não tem a base desenvolvida para treinos altamente intensos. Nesta fase, devemos optar por treinos com mais volume, focados na qualidade da execução.

Métodos como a falha concêntrica, Drop-set e outras, não devem ser usadas nestes períodos. É preciso, antes de tudo, preparar o corpo para estímulos mais intensos.

 

  • Tenha uma boa periodização

Um iniciante, sempre precisa ter isso como prioridade. Com uma periodização adequada, o iniciante tem como ter o controle adequado das variáveis do treino.

Sem a periodização, o iniciante acaba tendo um treino que em longo prazo, é menos efetivo. Na periodização para iniciantes, temos como estabelecer um planejamento em curto, médio e longo prazo. Desta maneira temos resultados muito mais efetivos!

 

  • Execução é mais importante do que carga

Um erro muito comum nos iniciantes na musculação é justamente não levar em conta a qualidade da execução. É lógico que isso depende também do acompanhamento profissional. Porém, nesta fase precisamos diretamente da qualidade dos movimentos.

Neste sentido, é interessante usar cargas mais baixas, com mais repetições e movimentos mais lentos. Com isso, é muito importante nesta fase, priorizar a execução em detrimento da carga.

  • Use uma boa gama de movimentos

Neste momento, é interessante usar uma gama de movimentos mais ampla. Eu costumo usar mais exercícios, com mais movimentos que tenham mais unidades motoras envolvidas.

No geral, eu opto por mais exercícios, com menos séries. Com isso, temos um trabalho muscular mais amplo, com mais unidades motoras envolvidas. Isso faz toda a diferença na musculação para iniciantes!

 

Estas são algumas das dicas fundamentais para a musculação para iniciantes. É fundamental contar com o acompanhamento de um bom profissional.

 

Fonte: https://www.sandrolenzi.com.br/musculacao-para-iniciantes-cuidados-e-praticas-recomendadas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *